A Educação Especial é um assunto muitas vezes pouco abordado nos cursos de Pedagogia tradicionais, sendo um assunto para especializações “Lato Sensu”, Pós-Graduação, em diversas instituições de ensino superior.
Apesar de registros de reestruturação nos curso de Pedagogia, essa mudança começou a acontecer somente nos anos 90, com aulas sobre Deficiência Auditiva e Deficiência Visual.
Algumas Secretarias de Educação, até oferecem cursos de formação contínuada para professores, principalmente para disciplinas como Português e Matemática, mas isso não é uma unanimidade em todo o território nacional.
“as atuais propostas, assim como os cursos de formação existentes não estão dando conta da criação de espaços ou arenas de produção de sentidos que venham a ressignificar a relação com os alunos com competências diferenciadas. Os debates, conteúdos e práticas estão acontecendo em disciplinas ou atividades curriculares desconexas” – Ferreira, M. C. C.
Apesar de haver uma legislação específica sobre o tema, muitas vezes os desafios da Educação Especial vão muito além da aplicação da lei ou não.
O grande desafio no Brasil e talvez também mundial, é a carência de profissionais de Educação Especial que se dedicam e também sabem sobre o tema.
Eu pesquisei um pouco sobre o tema e escrevi um material de apoio que compartilho aqui, sobre diversos temas:
>>>> Austismo, Dislexia, TDAH, Aspeger, entre outros temas relevantes
Também gosto muito do trabalho da Deborah Costa sobre inclusão e recomendo
>>>> Educação Especial e Inclusão
Receba nossas atividades por email
Eu gosto muito desses temas e provavelmente tenha novidades em breve, mas se quiser se atulizar de uma maneira rápida e prática, os links acima são realmente muito bons.
é muito bom trocar ideias com outras pessoas
Boa noite! todos os seus comentário estar sendo muito útil para aprimorar, e melhorar o meu aprendizado na educacão especial. Muito obrigada! pela sua contribuição na minha carreira como professora.