Aprender e brincar é muito importante para as crianças, seja em um jogo de tabuleiro ou ainda num jogo de computador.
Os jogos e brincadeiras educativas podem ser aplicadas às diferentes áreas do conhecimento. Na matemática, podemos trabalhar as relações quantitativas e lógicas, além do raciocínio.
Na na área de línguas, a brincadeira pode ser em relação a sintaxe, a criatividade e memória para formar as palavras e o desenvolvimento da inteligência para gerar novas jogadas.
Além de tudo, os jogos são uma forma dos alunos aprenderem a tomar decisões e analisar suas conseqüências, também o respeito às regras e aos outros participantes da brincadeira.
Jogos didáticos podem representar uma estratégia que ajude a resgatar o interesse e
o gosto dos alunos pela aprendizagem. Almeida (1995, p.22) “aponta que a educação lúdica
integra na sua essência uma concepção teórica profunda e uma concepção prática atuante
e concreta”.
É importante você saber também que muitas vezes você não precisa comprar um material específico para fazer um jogo educativo, pios você pode fazer com o que você tiver à mão, como material reciclado, usando garrafas PET, jogos de matemática usando objetos simples e seu computador, para fazer por exemplo cartelas de bingo das vogais que já mostramos aqui.
Se você tiver à disposição uma sala com computadores, aí as opções de jogos educativos são maiores ainda, pois você vai encontrar praticamente de tudo na internet, desde jogos para alfabetização à jogos mais complexos de perguntas e respostas e que envolvem temas como ciências e química.
Receba nossas atividades por email
A grande vantagem dos jogos educativos é que se mantém a motivação pelo aprendizado e ainda desenvolvem-se diversos aspectos para a inclusão social, como a capacidade de comunicação, socialização e o comportamento.
Atividades matemáticas maravilhosas!