Julho é tradicionalmente o mês de férias escolares de inverno, e sempre que temos férias, temos crianças e muita diversão rolando.
E para as crianças que estão cheias de energia e que não podem ficar no sofá, que tal fazer algumas brincadeiras e dinâmicas de grupo para animá-las. Veja algumas sugestões à seguir, que podem ser utilizadas em diversas situações, como festas, passeios em grupo, colônias de férias e também em grupos de recreação.
Veja nesse artigo
Cabo de Guerra
É um tradicional jogo de força. Quem puxar mais forte ganha. Basta uma corda longa, separar dois times e fazer uma marcação no chão. O time que ultrapassar a marca perde.
A Escolha de Um Astronauta
Este teste foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos a astronautas em situações difíceis e inusitadas.
“Você esta em um vôo de aproximadamente de 5 horas de duração. Sai do ponto de partida as 9:00 h da manhã. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 Km e que está em sérias dificuldades.
Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião se confunde com a areia do deserto.
Sua missão é salvar todos os passageiros. No avião, todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios:
– 3 bússolas
– 100 garrafas de água
– 100 óculos escuros
– 100 pacotes de sal
– 30 canivetes suíços
– 1 grande lona cor da areia
– 50 cobertores
– 1 espelho de maquiagem
– 2 mapas da região
– 100 latas de comida
Descreva em poucas palavras a sua estratégia de ação para salvar a todos. Enumere em ordem decrescente de prioridade os objetos acima relatados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sento o n.º 1 o mais importante e o n.º 10 o menos importante.
Resposta
Em termos aéreos, 150 Km representa apenas poucos minutos. Em pouco tempo o avião será encontrado.
Rapidamente será sentida a falta do avião. No máximo, em 5 horas, que era o tempo previsto para o vôo, as buscas começarão.
A estratégia é:
– Manter todos juntos, próximos do avião, e aguardar o socorro.
– É fundamental:
– Estar preparado e orientar o resgate;
– Manter-se vivo;
– Manter a sobrevivência por um período maior, se for necessário.
O quadro a seguir estabelece a utilidade de cada um dos objetos para esta situação específica:
1. Óculos – Sem utilidade prática. Se fosse na neve ele protegeria a visão
2. Bússola – Idem, já que todos devem permanecer nas proximidades do avião
3. Sal – Extremamente prejudicial à saúde, sal e sol é uma mistura explosiva
4. Canivete – Sem utilidade aparente
5. Água – Útil, mas o ser humano sobrevive alguns poucos dias sem ela.
6. Cobertor – À noite no deserto o frio facilmente atinge a temperatura abaixo de zero
7. Lona – Útil para proteger do sol escaldante do dia
8. Espelho – Extremamente útil para dar sinal em caso de aproximação de socorro
9. Comida – Útil, mas disponível uma vez que o socorro deverá chegar em breve
10. Mapa – Desnecessário, uma vez que todos deverão permanecer juntos aguardando o socorro.
Assim, a ordem mais ou menos correta é:
1. Espelho
2. Lona
3. Cobertor
4. Água
5. Comida
6. Canivete
7. Óculos
8. Bússola
9. Mapa
10. Sal
Para verificar a sua performance, calcule o seu desvio, fazendo a diferença absoluta da suas respostas com a referência da tabela acima.
Escravos de Jó
MATERIAIS: caixinhas ou bolinhas etc.
“Escravos de Jó, jogavam caxangá Tira, põe, deixa ficar Guerreiros com guerreiros Fazem zig-zig-za Guerreiros com guerreiros Fazem zig-zig-za”.
INSTRUÇÕES:
a. Os participantes em circulo, sentados, com o “objeto” à sua frente;
b. O “objeto” é passado para o participante da direita, ao cantarolar a música, seguindo a seqüência abaixo:
- CANTANDO
- ASSOBIANDO
- LÁ,LÁ,LÁ
- EM SILÊNCIO
c. A cada “rodada”, acelera-se o ritmo da música.
Nota: As palavras assinaladas da música devem ser dramatizadas durante o jogo, ou seja, “tira”: cada participante deve levantar o objeto; “põe”: coloca o objeto à sua frente; “deixa ficar”: aponta-se o objeto com o dedo indicador; “zig-zig-za”: fazem-se movimentos de vai e vem com o objeto e, na palavra “zá”, entrega o objeto à pessoa da direita. Em outros trechos passa-se o objeto, normalmente. Deve-se repetir o mesmo procedimento em toda a seqüência.
Mais brincadeiras antigas e tradicionais para as férias
- Amarelinha
- Bater figurinha
- Bobinho
- Bola de Gude
- Bolinhas de Sabão
- Carrinho de Mão
- Cinco Marias
- Corre cotia
- Dança da Cadeira
- Esconde-esconde
- Está quente ou frio
- Morto-vivo
- Passa Anel
- Pega-pega
- Pular corda
- Pular Elástico
- Queimada
Conclusão
Para divertir as crianças nas férias não é preciso necessariamente passeios, viagens e excursões, com materiais simples e criatividade, as crianças conseguem gastar suas energias, brincar em grupo e ainda se divertir pra valer nas férias antes de retornar à mais um semestre letivo. Não deixe as crianças no sofá, continue navegando no nosso site que você vai encontrar inúmeras atividades para você fazer com as crianças nas férias!