Com a aproximação da semana do Meio Ambiente, surgem algumas dúvidas e expectativas sobre o que abordar nesta data, para ser trabalhada de forma objetiva, inovadora, integrada ao currículo escolar e ainda causar questionamentos entre os alunos, já que é um tema de grande importância hoje e ainda mais a cada dia que passa.
Veja nesse artigo
Comemorando o 5 de Junho – Dia do Meio Ambiente
O Dia do Meio Ambiente foi definido no dia 5 de Junho, e pode ser comemorado com diferentes atividades com as crianças. Para você se planejar e fazer um bom projeto, você pode criar um painel, com todos os elementos do meio ambiente que quer abordar, assim você pode separar as suas ideias iniciais, separá-las visualmente e ainda ordená-las conforme sua aplicação em seu projeto de educação infantil.
Brincadeiras e Atividades sobre o Meio Ambiente
Como o tema é bastante amplo, você pode realizar a abordagem de diversas formas:
- brincadeiras montando brinquedos com objetos reciclados
- estudar e incentivar o uso correto da água
- atividades de reciclagem
- ensinar sobre os materiais recicláveis e não recicláveis
- ensinar sobre o ciclo da água
- atividades sobre o fundo do mar
- ensinar sobre o ciclo do carbono
- mostrar os diferentes tipos de combustíveis, os fósseis, os renováveis, os nucleares e outros seus impactos na natureza e no meio ambiente
- discutir com os alunos como o desenvolvimento afeta o meio ambiente e as paisagens naturais
- explorar diferentes meio ambientes, litoral, cidade, floresta e zona rural, podendo fazer uma visita e passeio à um ou mais desses locais
- discutir sobre as diferentes estações do ano, as mudanças na temperatura e no clima
Fazendo papel reciclado
Produzir seu próprio papel reciclado não é complicado, é uma atividade que pode ser feita por crianças e jovens sem maiores dificuldades. Como cada um tem uma “receita” própria para produzir papel reciclado, deixamos à sua escolha, e para que você procure na internet ou em seus livros, como produzir seu papel reciclado.
Basicamente, é necessário molhar o papel, que não pode ter resíduos de óleo e resíduos orgânicos, o papel de escritório é o ideal. Uma vez molhado e triturado, basta acrescentar cola à essa massa de papel molhado e peneirá-lo. A superfície criada será a folha de papel.
Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, você pode produzir cartões, dobraduras, com mensagens para os pais ou para os alunos distribuírem em suas comunidades, destacando a necessidade de um consumo mais consciente e que envolva menos produção de resíduos sólidos, não só o papel. Podemos sempre notar algumas medidas governamentais neste sentido, como por exemplo, leis que incentivam a redução do uso de sacolas plásticas não biodegradáveis em lojas e supermercados.
Coletar óleo para produção de sabão
O óleo de cozinha é um dos principais contaminantes de rios e córregos urbanos, e também é um problema para o meio ambiente. Apesar de ser amplamente divulgado, muitas cidades ainda não tem programas de coleta de óleo de cozinha. Como educador, você pode incentivar a coleta de óleo entre os pais de seus alunos, e caso não exista locais que coletam o óleo para uma destinação correta, é possível produzir sabão sem muitas dificuldades nas dependências da escola. Assim que estiver pronto, o sabão pode ser dividido entre os que colaboraram trazendo seu óleo usado ou vendido para que a renda seja revertida em alguma benfeitoria para a escola.
Produzir peças de artesanato com materiais reciclados
Garrafas PET, ou também popularmente conhecidas como garrafas de refrigerante, já tem boa taxa de reciclagem e são amplamente recolhidas em diversas partes do país, mas uma forma de reutilizar garrafas PET, é utilizá-las em trabalhos artesanais. Por ser um material resistente, de fácil acesso e que se encontra com abundância, uma das maneiras de contribuir com a preservação do meio ambiente é transformá-las em objetos integrados ao nosso dia-a-dia. Você pode criar objetos para datas comemorativas, como por exemplo, árvores de natal e enfeites natalinos ou ainda objetos mais simples como porta-objetos e vasos de plantas.
Leia aqui – 17 ideias com Garrafas PET
Receba nossas atividades por email
Outra alternativa para integrar as garrafas PET e ainda preservar o meio ambiente é montar jardins e hortas suspensas. O formato das garrafas facilitam sua utilização de diversas formas para montar o jardim suspenso ou ainda no chão, sem utilizar canteiros da forma tradicional. As crianças podem aprender mais sobre as plantas, a fotossíntese e como as plantas ajudam o meio ambiente a deixar o ar que respiramos mais saudável.
Olá meninos e meninos, amo as dicas. Deus abençõe. Bom fim de semana. Abraço.
amei! valeu, obrigada por nos oferecer boas propostas.
Amei as dicas ambientais, faremos uma plantação nas garrafas pet . Obrigada.
parabéns pela iniciativa de inserir na escola como ajudar o meio ambiente
se possível gostaria que me enviasse a receita do sabao feito com oleo
Ana, a receita tem no Google, aos montes!
Qual a tinta ideal para pintar garrafas pet. Tampas de garrafa pet, cds e latas.
queria coisas mais para crianças de 3 anos achei muito complicado para eles