O objetivo deste JOGO é descobrir quantos que gastamos no Mercado.
Habilidades contempladas:
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF02MA20): Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
(EF02MA05): Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Materiais:
– 1 tabuleiro com o jogo
– cédulas monetárias fictícias para impressão
– 1 dado
– peões para colar nas tampinhas
Como aplicar o jogo:
Escolhe-se quem começará o jogo e lança-se o dado.
O jogador deve andar a quantidade de casas retirada no dado e observar o produto e a quantia.
Pega-se o valor do produto e o próximo jogador faz o mesmo comando.
Quando acabar a trilha, soma-se quanto cada um gastou e ganha quem ao final tiver gastado menos.
Os números estão à nossa volta e também são fundamentais na vida das crianças, principalmente quando falamos sobre dinheiro.
Ensinar as crianças como funciona o sistema monetário, é uma atividade que você pode fazer com as crianças, do 1º ao 4º (primeiro ao quarto ano) e que com certeza fará diferença em suas vidas.
Um dos tópicos de aulas que sempre nos pedem em nosso site são as atividades de matemática, que ainda são poucas por aqui, e esta é a primeira que trata do tema Dinheiro e Sistema monetário.
Manuseando nosso dinheiro e moedas, as crianças podem desenvolver a capacidade de comparar preços, desenvolver o cálculo mental e aprender sobre o uso do dinheiro.
Veja nesse artigo
A História do Dinheiro
Você pode começar a atividade de matemática e o plano de aula mostrando a origem do dinheiro, não como ele é feito, e sim a sua origem histórica. A história do dinheiro remonta aos tempos antigos, onde a mineração, especificamente o ouro, foi uma das primeiras moedas de trocas entre as diversas nações do mundo.
Você também pode usar um vídeo, você encontrará diversos deles no youtube, mas o que gostamos mais e escolhemos para usar para contar sobre a história do dinheiro é este vídeo que você pode ver abaixo:
Neste momento, você pode fazer um levantamento do que as crianças já sabem ou não sabem sobre o sistema monetário, assim você pode se dedicar em algumas etapas mais básicas ou pode avançar para uma explicação seguinte, caso você perceba que elas já reconhecem o que é o dinheiro e como funciona o processo de compra e venda.
Atividades com cédulas e moedas
Uma das atividades que podem ser desenvolvidas é a criação de uma moeda própria da escola ou da sua turma e simular um pequeno mini-mercado, assim as crianças devem fazer suas compras, escolher com que nota irão pagar e se for o caso, pegar o troco corretamente. Assim elas podem fazer a associação das diferentes moedas existentes no mundo e também reconhecer nosso dinheiro.
Você pode pedir para as crianças separarem as embalagens de produtos que os pais compram no mercado, assim não precisará comprar os produtos e fica bem mais fácil realizar a atividade. Posteriormente, você pode reciclar todo material ou fazer algum tipo de artesanato com elas.
Você pode simular também o banco, onde as crianças precisam passar para saber o dinheiro antes de ir às compras.
Caso as crianças ainda não tenham contato com os números decimais, basta usar somente os números inteiros, ou se elas já souberem fazer as operações utilizando números com vírgulas, use a atividade para estimular este conhecimento. Se tiver o material dourado à sua disposição, use também para representar cada unidade de Real.
Você pode comprar notas de dinheiro de brinquedo ou fazer suas próprias notas de dinheiro de mentirinha no Word, PowerPoint ou Excel. Aí na hora de imprimir, basta usar um papel colorido para cada tipo de nota de valores diferentes. Também dá para encontrar diversas fotos das notas de Real de mentira e o desenho das moedas na internet, pronto para imprimir.
Atividades Infantis sobre o Sistema Monetário
As atividades de matemática à seguir tem como objetivo mostrar para as crianças como o sistema monetário funciona na prática, além delas aprenderem a representar e escrever quantias em Reais.
1 – O carro do pai de Tiago gasta R$ 1,00 em gasolina a cada 1min. Para levar Tiago à escola, seu pai sai de casa às 13h45min e chega lá às 13h55min. Sabendo que o pai dele só tem moedas de R$ 0,50 no bolso, quantas moedas ele deverá gastar com a gasolina deste percurso?
a) 5 moedas
b) 10 moedas
c) 15 moedas
d) 20 moedas
2 – Lita comprou um sorvete por R$ 1,55. Que moedas ela utilizou para realizar essa compra?
a) 1 moeda de 1 real, 1 moeda de 25 centavos e 1 moeda de 10 centavos
b) 1 moeda de 1 real, 1 moeda de 25 centavos e 2 moedas de 10 centavos
c) 1 moeda de 1 real, 2 moedas de 25 centavos e 1 moeda de 5 centavos
d) 1 moeda de 1 real, 2 moedas de 25 centavos e 1 moeda de 10 centavos
3 – Durante o ano inteiro, Aliene poupou em seu cofrinho 19 moedas de 1 real, 9 moedas de 50
centavos, 20 moedas de 25 centavos, 16 moedas de 10 centavos e 13 moedas de 5 centavos. Quantos reais ela terá quando for abrir o cofrinho?
a) R$ 32,25
b) R$ 32,35
c) R$ 33,25
d) R$ 33,35
4 – Tadeu foi ao cinema do shopping . Antes de entrar para assistir ao filme ele foi comprar pipoca.
O saco de pipoca custa R$ 2,50 e ele tinha três moedas de R$ 1,00. Quanto ele recebeu de troco?
Mural e Painel sobre o Sistema Monetário
Para complementar o trabalho, você pode fazer também um mural, onde as crianças podem consultar o valor de cada nota do nosso sistema monetário.
Atividades para imprimir sobre o sistema monetário
E para terminar, muitas vezes você pode pegar alguma atividade pronta sobre dinheiro e o sistema monetário. Não que você vá só pegar isso e imprimir, mas é bom ter algumas referências para saber por onde começar e ver alguns modelos de perguntas e atividades para reproduzir com seus alunos.
Abaixo temos alguns bons exemplos de atividades selecionadas pela nossa equipe
Agora que você já viu um monte de coisas sobre o sistema monetário, que tal deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se possível, também compartilhar nosso site nas redes sociais?
fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26764
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/vamos-compras-427218.shtml
http://antoniettamottabastos.blogspot.com.br/2013/09/mercadinho.html
Muito boas as suas atividades, utilizarei em minhas aulas.
Que bom que gostou. Sempre que recebo comentários assim eu fico muito feliz
Maravilhoso, fiquei muito feliz, pois iniciei o meu trabalho em sala de aula com crianças de 5 anos e eles estão brincando e aprendendo.
Tentei fazer a 3 mas deu outro valor..dá 30,75.. me ajude !
a 3 da 30,75
amei as atividades sobre sistema monetário. tenho certeza que utilizarei todas.
Amei as atividades . Trabalho com uma criança com nessecidades especiais e a mesma não conhece dinheiro com certeza irá mim ajudar muito. Obrigado
Que bom! É sempre bom ajudar.