É mais que necessário pontuar como será o processo de avaliação dos alunos logo no início do ano letivo, por isso trago novamente um texto da profa. Walkiria Roque (ler completo) sobre a avaliação escolar para complementar o seu aquecimento para a volta às aulas.
leia também:
- Tudo que você precisa saber sobre o PPP – Projeto Político Pedagógico
- Relatório de Avaliação do Aluno – Modelo Incluso
- Frases e Expressões para o Relatório de Avaliação do Aluno
- Dicas de Produtividade para Professores
Veja nesse artigo
Avaliação Escolar Tradicional
No processo de avaliação tradicional é ainda amplamente aplicado. A avaliação é puramente individual, classificatória e pouco participativa. O rendimento do aluno é avaliado de maneira pontual, o que pode ser prejudicial para a real avaliação do aluno.
Avaliação Escolar Inovadora
Já na avaliação inovadora, o processo é contínuo, como parte do instrumento de ensino e aprendizagem. A participação do aluno é estimulada, inclusive ele pode até fazer sua auto-avaliação.
Além disso, um dos principais motivos para utilizar uma metodologia inovadora é sua flexibilidade, onde você pode até replanejar suas atividades ao longo do ano de acordo com o desempenho dos alunos.
Em muitos casos, na verdade o mais comum é que seja dessa forma, vários professores já fazer suas avaliações de forma inovadora, apesar do calendário com as datas das provas estar estabelecida pelo escola.
A avaliação escolar inovadora pode ser feita através do acompanhamento da execução de jogos, trabalhos em grupo e na participação do aluno durante a aula.
A avaliação na Educação Infantil
E como fica na educação infantil? E depois de pensar e procurar alguma resposta, o que melhor encontrei que definiria uma avaliação justa e clara foi neste trecho abaixo. Se tiver um tempinho, também leia o texto completo, que deixei o link.
Na Educação Infantil a avaliação cumpre o importante papel de oferecer elementos para que os professores conheçam melhor as crianças com as quais trabalham, suas características pessoais e grupais, suas emoções, reações, desejos, interesses e modos pelos quais vão se apropriando da cultura na qual estão inseridas, transformando-a. [fonte: portal MEC]
Leia do texto completo da Profa. Walkiria Roque sobre a avaliação escolar
Conclusão
Claro que mudar de uma hora para outra é uma realidade distante, mas é importante que você crie meus para mudar os processos de avaliação escolar neste e nos anos seguintes, tornando-a muito mais real e participativa, não pautada somente nos acertos e erros dos alunos, mas em suas conquistas, aprendizados e habilidades.